29 de out. de 2008

História do Futebol Brasileiro


Torneio Roberto Gomes Pedrosa

Amigos Corujianos, esta nova fase do blog merece mais um quadro. Será semanal e terá como tema algo relacionado com a história do futebol brasileiro e mundial. Começamos por um campeonato que considero importante, que foi o antecessor do hoje consagrado Brasileirão, trata-se do Roberto Gomes Pedrosa, ou para os mais antigos, o Robertão. A torcida e a imprensa não dão a devida valorização para o Robertão, mas quem vos escreve considera o Robertão um título brasileiro a mais para os clubes que os ganharam.

O torneio teve seu inicio em 1967 e sua ultima edição foi em 1970. O nome foi uma homenagem ao goleiro Pedrosa, do São Paulo e da Seleção Brasileira (Copa de 1934).
Nas quatro edições do "Robertão", o campeão foi conhecido em quadrangulares, não havendo uma partida final.
O Palmeiras foi o campeão da primeira edição do "Robertão". Em 1968, o Santos de Pelé conquistou o título do Robertão. Já em 1969 o Palmeiras sagrou-se campeão mais uma vez. Na última edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, antes de sua transformação em Campeonato Brasileiro de Futebol, aconteceu em 1970, com o Fluminense vencendo seu primeiro título "nacional".
Abaixo os 02 primeiros ano a ano.

1967 Palmeiras, Inter

1968 Santos, Inter

1969 Palmeiras, Cruzeiro

1970 Fluminense, Palmeiras


Na próxima semana vamos tratar da Taça Brasil que era o principal campeonato nacional antes do surgimento do hoje esquecido Robertão.

3 comentários:

Anônimo disse...

e tu vê neh, dps dizem por aí que o Fluminense é pequeno, ganhou até o Robertão. Sem dúvida está entre os 12 maiores do Brasil.

Anônimo disse...

Se fosse contar os caldos de cascudo que o flor ganhou, iria faltar espaço na sala de troféus kkkkkk

Anônimo disse...

"Robertão"?!?!?! daqui a pouco vão considerar o "Ricardão" como título tbém ...